No mês de setembro a Fehst Componentes arrancou com uma nova edição do programa de estágios em parceria com a Universidade do Minho.

O programa do Mestrado Integrado em Engenharia Polímeros (MIEPol) contempla o desenvolvimento de um projeto de investigação individual, idealmente em contexto industrial, pois propicia aos estudantes experiência prática e capacitação técnica, e à indústria possíveis melhorias em processos que poderão ser implementados no terreno.

O MIEPol é oferecido no campus de Guimarães e coordenado pelo Prof. Fernando Duarte. A Fehst recebe em média três alunos em cada ano no âmbito deste programa. Este ano o foco de investigação dos alunos passa pelo controlo artificial ótico de superfície de peças plásticas pintadas e pela simbologia night/day através da injeção bi-material e gravação a laser em peças plásticas cromadas.

“Um programa como este garante vantagens para todos. Os alunos ficam fascinados com o contato com as máquinas de injeção de polímeros, com a orgânica do processo real e a empresa, por seu turno, contata com jovens alunos que trazem “novidade”, uma bagagem de conhecimento atual e eventuais novas práticas. Por fim, temos orientadores, quer do lado da empresa, quer do lado da UMINHO, que sublimam estes efeitos positivos partilhando o que sabem e estimulando o efeito sinérgico da investigação aplicada sobre um problema real”, pondera Marisa Pereira, diretora de RH do Grupo Fehst.

Para o Prof. Fernando Duarte, “estas parcerias permitem aos alunos completarem o seu ciclo de formação inserido em ambiente industrial, acrescentando competências que lhes permitem ingressarem de forma mais assertiva no mundo do trabalho”.

 

Legenda da imagem: Da esquerda para a direita: Rita Campos Fraga (estudante), Prof. Fernando Duarte, Leonor Barbosa (estudante), João Leite (coordenador), Ana Maria Moreira (coordenadora), Rui Miguel Gomes (estudante), José Pedro Costa (coordenador).